quinta-feira, 19 de junho de 2008

Tempo e Espaço

O tempo e o espaço são dois conceitos fundamentais, porém complexos para serem apreendidos por parte das crianças. Essa noções devem ser trabalhadas de forma lúdica, utilizando brincadeiras, jogos, relatos de estórias e músicas.
Através das atividades realizadas sobre a linha do tempo pessoal, constatei que o trabalho com a memória nos possibilita construir um passado e com isso vamos fazendo a nossa história ao longo da nossa trajetória pessoal e profissional. Com os alunos foi uma descoberta, pois passei a conhecê-los melhor e eles verificaram os acontecimentos, as lembranças e as mudanças que ocorreram na vida das pessoas com o passar dos tempos.

Representação do Mundo pela Matemática

A matemática tem por finalidade o desenvolvimento do raciocínio lógico, a construção do significado do número a partir dos seus diferentes usos no contexto social.
A interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com as atividades de classificação e seriação, números e operações, espaço e forma para as séries iniciais nos proporcionou subsídios teóricos e metodológicos para nossa prática pedagógica, bem como através das atividades realizadas pelos colegas, obtivemos uma grande quantidade e variedades de atividades, jogos pedagógicos e sugestões de trabalhos construindo um rico "banco de atividades".
Foi uma experiência muito relevante.

Estudos Sociais na Escola

Ensinar Estudos Sociais é levar o aluno a conhecer-se nas suas características e potencialidades, bem como situar-se no tempo e no espaço, reconhecendo seus limites para o desenvolvimento
da identidade e para a conquista da autonomia, tomando consciência do mundo de diferentes maneiras.
Na busca do conhecimento, com base na realidade que os alunos estão inseridos que devemos procurar adaptar os conteúdos, intermediando entre a quantidade mínima dos conteúdos para cada série exigidos pela supervisão e coordenação escolar, em problemas reais e atuais ou de acordo com o interesse coletivo para um determinado assunto.
Conforme cita Maria Aparecida Bergamaschi "... um planejamento aberto, que carrega em si a possibilidade de um ensino para a formação da cidadania crítica, em que os alunos possam participar de sua aprendizagem e do processo histórico que estão inseridos".

Ensinar Ciências com música

As ciências naturais tem por finalidade o desenvolvimento das competências que permitam a compreensão do mundo e a atuação como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.
A integração das idéias científicas com as idéias que o aluno traz para a escola é fundamental para o avanço do conhecimento.
E foi na busca desse conhecimento que o Prof. Marcelo Vettori nos proporcionou na última aula presencial uma aula instigante "Ensinar Ciências com música".
A música nos despertou emoções e sentimentos e de forma prazerosa fomos nos envolvendo na atividade.
Com a letra da música dividida em fragmentos nos levou a socialização com o grande grupo e representar este fragmento através dos desenhos foi despertar a curiosidade e nossas habilidades.
Percebi que no segundo momento ou seja, com a outra música a sintonia do grupo fluiu melhor. As músicas falavam de natureza, vida, sentimentos... e com esta experiência posso afirmar que é possível uma aula de ciências com música.

Plano Individual de Estudos

Desde o início do curso sempre tivemos muitos textos para leituras e nossos trabalhos são produzidos a partir destes aportes teóricos, relacionando-os com a nossa prática.
Produzir meus textos com qualidade, aprimorando para um texto acadêmico, através do enriquecimento do vocabulário e com embasamento teórico das leituras sugeridas e formar um grupo de estudos para debater as atividades, os textos, troca de idéias, ajuda mútua, um auxílio para a realização das atividades foram os meus objetivos para o PIE.
Como tudo na vida precisa ser planejado e estabelecido metas para se alcançar ou adquirir, o plano de estudos não foi diferente, precisei repensar os meus objetivos do curso a curto prazo, pois só tinha em mente vencer as etapas almejando chegar ao final do curso.

Filme Balance

A proposta do filme está relacionada com o desequilíbrio ambiental, porque o ser humano está cada dia mais individualista e ganancioso na busca dos seus objetivos.
Vivemos num contexto social que está em constante mudanças, mudanças estas que nem sempre são benéficas, pois alguns valores de convivência em grupos às vezes passam despercebidos.
Precisamos analisar os diferentes caminhos para uma educação voltada à autonomia, à diversidade e à participação, de modo que o aluno seja capaz de responder as necessidades socioambientais na realidade na qual está inserido.
O filme é uma ótima sugestão para trabalhar com os alunos as questões ambientais.

Grupo da matemática

O grupo formado pelas colegas da mesma turma que se trabalha ou acompanha, no meu caso o 2º ano para realizar as atividades de matemática foi benéfico pela interação e a troca de experiências.
As opiniões do grupo divergiam em certos aspectos, mas na maioria das vezes chegava-se num consenso.
Procuravamos nos basear nas experiências dos alunos de acordo com seu nível de desenvolvimento, suas habilidade e competências, levando também em conta a realidade das escolas.

Angústias do semestre

Durante todo o semestre a cada atividade realizada pensava "tenho que postar no portfólio", mas acabei não fazendo por uma razão ou outra. Tinha a constante preocupação de manter as atividades em dia e ia deixando o portfólio de lado, digo assim porque não me esquecia.
Agora me deparei com a síntese para fazer e o meu portfólio sem postagens. Que angústia e a cobrança de mim mesma por que não fiz? Por que não arrumei mais um tempinho para as postagens no portfólio?
No semestre passado foi mais tranqüilo fazer a síntese me baseando nas postagens realizadas, mas vamos lá, que isto me sirva de lição.
Farei agora algums postagens retroativas, mas sei que não terão o mesmo êxito.