terça-feira, 28 de outubro de 2008

Gestão Democrática

A gestão democrática do ensino público tem se constituído um grande desafio que inclui a autonomia, participação e decisão compartilhada com todos os que convivem no espaço escolar, implicando aprender e ensinar caminhos deste processo, enfatizando a importância do contexto social que a escola está inserida, implementando na prática.
Isso tudo contribui para a transformação da realidade escolar, essencial para sua organização e para a efetivação do processo democrático.
A gestão escolar da escola que atuo, destaco que está voltada para uma gestão democrática, porém em relação a indicação do diretor de escola é de competência de autoridades municipais.
Quanto ao projeto político-pedagógico tem a participação dos pais, é formulado diante da realidade e necessidades sociais de todos, através de reuniões e votações. A escola promove reuniões, palestras, encontros, projetos envolvendo toda a comunidade escolar e o círculo de pais e mestres é o seu principal colaborador. Há um grande interesse e envolvimento dos pais nos eventos realizados, visando a melhoria da educação.
Sabe-se que no entanto, que todos as conquistas tão almejadas,por si só não bastam, pois as pessoas que fazem parte desta comunidade precisam estar sempre conscientes da sua participação efetiva. E tudo que sempre se desejou e se obteve vitória, deve-se continuar colocando na prática cotidiana escolar.

Aprendizagem na vida adulta

A aprendizagem consiste na modificação geral de aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do indivíduo.
É pela aprendizagem e nas relações com os outros que o homem constrói os conhecimentos que permitem seu desenvolvimento mental. Ela está relacionada a fatores externos como o desenvolvimento se relaciona a fatores internos. O aprofundamento teórico depende do caminho que seguimos e os fatores internos e externos se entrelaçam. Por isso, podemos afirmar que sem motivação que é um fator interno, não há aprendizagem.
No estágio da vida adulta isso também acontece, a aprendizagem é um processo pelo qual nosso comportamento é modificado pelos resultados das experiências que vivenciamos. O adulto passa por várias fases no decorrer de sua vida e cada uma traz deixa contribuições para o seu desenvolvimento.
Segundo Piaget, estou na fase operatório-formal, tenho maturidade para decidir, formar opiniões, analisar erros e acertos e pensar sobre meu próprio pensamento. Através das relações com a minha família, professores, colegas, amigos fui adquirindo conhecimentos e construindo minha personalidade, levando em conta as experiências que facilitaram minha aprendizagem ao longo das fases até alcançar a idade adulta.

Novo estímulo ao Projeto de Aprendizagem

Desde que iniciamos os trabalhos sobre os Projetos de Aprendizagens, vínhamos desenvolvendo o tema: Idiomas e Dialetos.
Primeiramente o assunto foi atrativo e o grupo estava empolgado, mas na medida que fomos fazendo as construções de certezas e dúvidas, começamos encontrar dificuldades de direcionar esta pesquisa para nossos objetivos.
Continuamos, fizemos o mapa conceitual e não ficou bom, precisávamos aperfeiçoá-lo, então o grupo diante dos obstáculos e juntamente com as professoras verificou que o tema não proporcionaria uma boa pesquisa e resolveu mudar o projeto para o "Hábito de leitura" direcionado para a população da sede do município de Três Cachoeiras.
O grupo está bem animado com a mudança e em pouco tempo já fizemos boas construções, iniciamos as entrevistas e estamos construindo o mapa conceitual.
Em breve postarei os resultados.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Escola e Democracia

Quando o exercício do poder privilegia o interesse público e a convivência em grupo, atingimos a democracia.
Atualmente, vivemos um momento de conquistas democráticas. Com isso, a gestão escolar incorporou em seu campo teórico e prático, os elementos norteadores de sua efetivação nas instituições de ensino e na sociedade em geral. A ação educacional foi percebida como um processo cultural, político e técnico-pedagógico que tem por função social a construção e a distribuição dos conhecimentos significativos para a construção da cidadania.
Essa ação educativa deve desenvolver-se de forma a buscar refletir e resolver os problemas reais da sociedade e das pessoas que nela vivem, porque a maioria da população tem na escola o único ambiente de enriquecimento cultural e político.
É preciso disposição daqueles que lidam com educação e implementar na prática. Isso significa rever posturas e competências, pois só pode propor o novo aquele que compreende as transformações sociais e trabalha na sua direção. Ao contrário daquele que assiste a tudo estagnado.

Psicologia da Vida adulta

Está sendo muito relevante o que esta interdisciplina está me proporcionando, pois estamos realizando atividades, lendo textos sobre o estágio da vida adulta, fase que me encontro e com isso estou em constante análise das minhas atitudes, dos meus conflitos e também das minhas realizações.
Ser adulto para mim é quando a pessoa se tornou madura, que adquiriu uma identidade e integrou as várias dimensões da evolução do sentido "eu", porém mais estruturado. Incorporou na sua personalidade a autonomia conquistada enquanto criança, a coragem e o idealismo da adolescência, embora expressas de novas maneiras.
Ajustar a auto-imagem e as aspirações às condições reais que a vida oferece é uma das tarefas para os adultos.
A vida adulta nos traz muitas responsabilidades, mas também conhecimentos ao longo das experiências que vamos vivenciando.
O adulto estará sempre disposto a aprender no momento que o aprendizado lhe será útil para suas atividades profissionais e pessoais.