domingo, 4 de novembro de 2007

ATIVIDADES DE TEATRO

Fiz um planejamento de atividades para serem realizadas de forma lúdica aos 21 alunos da turma do 1º ano da Escola Municipal José Felipe Schaeffer.
As atividades propostas foram:
- estátua
- jogo das placas
- caixinha encantada
Iniciei as atividades logo no início da tarde e percebi que os alunos estavam anciosos com a minha chegada, mas conforme íamos conversando e eu explicando sobre as brincadeiras eles foram se acalmando.
Expliquei que faríamos três brincadeiras divertidas, mas que precisavam de atenção. Organizamos a sala afastando as mesas e cadeiras, deixando o espaço livre e eles colaboraram com disciplina.
Continuei explicando a brincadeira da estátua, eles perguntaram algumas dúvidas e iniciamos fazendo a 1ª vez para conferir .Eles adoraram e pediram para começar agora valendo e foi um divertimento muito legal, todos foram muito criativos em suas representações de estátua e os que realmente não conseguiram se concentrar saíram da brincadeira e ficavam admirando os colegas que permaneciam.
Na 2ª brincadeira o jogo das placas fiz o mesmo procedimento, expliquei e depois fizemos a 1ª vez. Essa atividade não eliminava ninguém, mesmo que se atrapalhasse um pouco, o objetivo era a concentração e a expressão corporal,mas percebí que eles tiveram um pouco de dificuldade na memorização das placas com a representação que precisavam fazer. Essa brincadeira foi de muita descontração e alegria e todos participaram com entusiamo até o fim.
A 3ª brincadeira da caixinha encantada fui explicando e já fomos formando o círculo. Logo iniciamos e foi surpreendente a reação dos alunos. Eles demonstravam preocupação e ansiedade,
mas realizaram excelentes demonstrações e apresentações divertidas.
Sem dúvidas foi uma tarde muito proveitosa e prazerosa.
Quanto a nossa aula presencial de teatro nos deu um embasamento muito enriquecedor para nossa prática cotidiana, bem como a leitura dos textos: Improvisão para o Teatro de Viola Spolin, Formas de abordagem dramática na educação de Ana Carolina Müller Fuchs e Aula de teatro é teatro de Cleusa Joceleia Machado que vieram complementar este aprendizado.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Cristine,

Muito interessante o relato da tua atividade prática. Tenho dois comentários a fazer: 1) Percebo certa influência da "Ludicidade" no texto. Te referes a uma atividade "lúdica", "brincadeiras"...Estes conceitos são compartilhados com Ludicidade. Pense sobre, isso. E, se concordar deveria colocar um marcador indicando;e, 2)Mencionas a importância da leitura dos textos sugeridos, porém não trazes nenhuma contribuição específica. Poderias mencionar, pelo menos, qual texto teve mais influência e o porquê. Por hora é isso...Continue registrando suas descobertas, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

carol disse...

oi!

eu faço curso de teatro,e gostaria de saber como se realizam essas atividades.
A miha prof pediu que nos levassemos cada um uma atividade de expressao corporal.
Eu gostei da atividade das placas, gostaria de saber as regra,como se brinca,...

obrigada!

Cris disse...

Olá!
É uma atividade bem simples:
- Jogo das placas: a brincadeira consiste que a professora irá apresentar cinco placas, cada uma com uma figura geométrica com cores diferentes que representarão o que eles deverão fazer:
• Círculo vermelho: pular
• Quadrado azul: bater palmas
• Triângulo amarelo: erguer as mãos
• Retângulo branco: pular com um pé só
• Círculo vermelho e quadrado azul: pular e bater palmas
Estas placas serão levantadas alternadas e os alunos deverão obedecer o comando realizando os exercícios corporais.

Poderias dar um retorno se vc utilizou esta atividade e como foi?

Até mais...