Fiz um planejamento de atividades para serem realizadas de forma lúdica aos 21 alunos da turma do 1º ano da Escola Municipal José Felipe Schaeffer.
As atividades propostas foram:
- estátua
- jogo das placas
- caixinha encantada
Iniciei as atividades logo no início da tarde e percebi que os alunos estavam anciosos com a minha chegada, mas conforme íamos conversando e eu explicando sobre as brincadeiras eles foram se acalmando.
Expliquei que faríamos três brincadeiras divertidas, mas que precisavam de atenção. Organizamos a sala afastando as mesas e cadeiras, deixando o espaço livre e eles colaboraram com disciplina.
Continuei explicando a brincadeira da estátua, eles perguntaram algumas dúvidas e iniciamos fazendo a 1ª vez para conferir .Eles adoraram e pediram para começar agora valendo e foi um divertimento muito legal, todos foram muito criativos em suas representações de estátua e os que realmente não conseguiram se concentrar saíram da brincadeira e ficavam admirando os colegas que permaneciam.
Na 2ª brincadeira o jogo das placas fiz o mesmo procedimento, expliquei e depois fizemos a 1ª vez. Essa atividade não eliminava ninguém, mesmo que se atrapalhasse um pouco, o objetivo era a concentração e a expressão corporal,mas percebí que eles tiveram um pouco de dificuldade na memorização das placas com a representação que precisavam fazer. Essa brincadeira foi de muita descontração e alegria e todos participaram com entusiamo até o fim.
A 3ª brincadeira da caixinha encantada fui explicando e já fomos formando o círculo. Logo iniciamos e foi surpreendente a reação dos alunos. Eles demonstravam preocupação e ansiedade,
mas realizaram excelentes demonstrações e apresentações divertidas.
Sem dúvidas foi uma tarde muito proveitosa e prazerosa.
Quanto a nossa aula presencial de teatro nos deu um embasamento muito enriquecedor para nossa prática cotidiana, bem como a leitura dos textos: Improvisão para o Teatro de Viola Spolin, Formas de abordagem dramática na educação de Ana Carolina Müller Fuchs e Aula de teatro é teatro de Cleusa Joceleia Machado que vieram complementar este aprendizado.
3 comentários:
Oi Cristine,
Muito interessante o relato da tua atividade prática. Tenho dois comentários a fazer: 1) Percebo certa influência da "Ludicidade" no texto. Te referes a uma atividade "lúdica", "brincadeiras"...Estes conceitos são compartilhados com Ludicidade. Pense sobre, isso. E, se concordar deveria colocar um marcador indicando;e, 2)Mencionas a importância da leitura dos textos sugeridos, porém não trazes nenhuma contribuição específica. Poderias mencionar, pelo menos, qual texto teve mais influência e o porquê. Por hora é isso...Continue registrando suas descobertas, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
oi!
eu faço curso de teatro,e gostaria de saber como se realizam essas atividades.
A miha prof pediu que nos levassemos cada um uma atividade de expressao corporal.
Eu gostei da atividade das placas, gostaria de saber as regra,como se brinca,...
obrigada!
Olá!
É uma atividade bem simples:
- Jogo das placas: a brincadeira consiste que a professora irá apresentar cinco placas, cada uma com uma figura geométrica com cores diferentes que representarão o que eles deverão fazer:
• Círculo vermelho: pular
• Quadrado azul: bater palmas
• Triângulo amarelo: erguer as mãos
• Retângulo branco: pular com um pé só
• Círculo vermelho e quadrado azul: pular e bater palmas
Estas placas serão levantadas alternadas e os alunos deverão obedecer o comando realizando os exercícios corporais.
Poderias dar um retorno se vc utilizou esta atividade e como foi?
Até mais...
Postar um comentário