quarta-feira, 15 de abril de 2009

INCLUSÃO

Atualmente vivemos um momento caracterizado por mudanças e também pelo surgimento de oportunidades.
Essa situação pode ser constatada também na área da deficiência, pois basta olharmos a nossa volta e percebermos que há mais pessoas com deficiência (mesmo com suas limitações) nas ruas e locais públicos, elas aparecem com mais frequência na televisão demonstrando suas conquistas, inclusive no esporte como as Paraolimpíadas.
Alguns desses exemplos indicam que há um processo social em curso, denominado de "inclusão". Essa inclusão ocorre nas escolas, nas lanchonetes, no trabalho, nas igrejas, enfim em todos os espaços de interação humana.
A inclusão é um processo e envolve mudanças em todos nós, por isso é um trabalho longo e desafiador.
Tanto no âmbito escolar, profissional, familiar, as principais resistências tem como origem o preconceito, a falta de informação, o medo do novo, do desconhecido.
Para nós educadores isso é mais um desafio e o importante é socializar as informações, mas devemos lembrar sempre que o aluno incluso aprenderá como todos, porém precisará de adaptações e ajuda dos colegas.

Um comentário:

Roberta disse...

Cristiane!!

Esse foi um semestre onde a inclusão foi fortemente trabalhada interligada a conceitos como preconceito, que foi discutido na disciplina de Ética.
Falas de incluir o aluno e com isso teremos um crescimento da turma e dele próprio.
Porém, me pergunto se estamos realmente preparadas para lidar com essa inclusão.
Nossa formação dá conta dessa demanda ou teríamos que ter outros tipos de cursos?

Abraços
Roberta