sábado, 24 de abril de 2010

2ª Semana do Estágio

Com o passar dos dias as angústias e o medo do novo vão dando espaço para outras preocupações: como se estou no caminho certo quanto ao planejamento?
Segundo a professora titular da turma está tudo ok, mas continuo aguardando os comentários da professora orientadora.
Nesta semana comecei a compreender melhor o ritmo da turma e assim vou fazendo as adaptações necessárias nos planos de aula.
Vejo na literatura infantil por seu caráter lúdico-mágico, um caminho que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo que ela pode proporcionar, por isso todos os dias conto aos meus alunos uma história, geralmente relacionada ao tema que está sendo abordado. Sendo a literatura infantil também ludismo, fantasia, emoção, questionamento, dessa forma as crianças conseguirão ajudar a encontrar respostas para as inúmeras indagações do seu mundo infantil.
Estou procurando me preparar para contar as histórias conforme aprendemos na interdisciplina de literatura, porque acredito que uma história bem contada ajuda a despertar o interesse da criança e o gosto pela leitura. Elas viajam em suas fantasias e compartilham esse prazer com os demais.
Em se tratando de contação de histórias percebi que na faixa etária dos meus alunos a história não pode ser muito longa, precisa ter algum atrativo ou o livro ser bem ilustrado.

Um comentário:

Roberta disse...

Cristiane!!

Contar histórias é sempre uma arte. Devemos mesmo despertar nos nossos alunos o interesse pela leitura desde cedo.
Está no caminho certo.

Abraços
Roberta