quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EIXO VIII - ESTÁGIO CURRICULAR

No oitavo semestre desenvolvemos o estágio curricular supervisionado que foi realizado com uma turma de pré 1 na Escola Municipal de Educação Infantil Abelhinha, onde pude colocar em prática as aprendizagens adquiridas ao longo dos semestres.
Voltando a este eixo posso dizer que foram momentos de ansiedade, medos, angústia, numa mescla de sentimentos, de certezas e incertezas quanto ao que estava sendo proposto, mas também foram momentos de expectativas e realizações.
A prática foi desenvolvida de acordo com o objetivo e a filosofia da escola que adota uma proposta pedagógica sócio-construtivista e embasada nas estruturas dos projetos de aprendizagem. Neste sentido foram possibilitados diálogos, debates, conversas, onde cada aluno colocava suas idéias, curiosidades, dúvidas, conhecimentos prévios, viabilizando trabalhos voltados para a construção do conhecimento, envolvendo o aluno como autor de sua própria aprendizagem.
Foi procurado valorizar o que o aluno queria aprender juntamente com seus conhecimentos prévios “respeito aos saberes provenientes da experiência de vida dos alunos” (Carvalho et. al. 2008, p. 16), pois é preciso aprender na escola aquilo que tem sentido para o mundo, que tem vínculo entre os conteúdos escolares e a vivência dos alunos.
Assim, assumi o papel de condutora, questionadora, mediadora, respeitando cada uma das especificidades dos alunos, bem como a realidade em que estão inseridos. Compreendi o quanto os planejamentos devem ser flexíveis para que estejamos coerentes com ritmo, interesses e necessidades deles.
A metodologia desenvolvida foi realizada através de jogos pedagógicos, brincadeiras, literatura infantil envolvendo o lúdico e variadas formas de trabalhos individuais e coletivos, dentro dos princípios da interdisciplinaridade explorando o diálogo e a autonomia, pois através destes recursos variados fazem com que a criança sinta ainda mais prazer em aprender, em descobrir o novo, o diferente.
Diante disso, a partir da contação de histórias ou em torno dela que as atividades foram desenvolvidas, pois vejo na literatura infantil, por seu caráter lúdico-mágico, um caminho que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo que ela pode proporcionar, sendo também uma forma de ajudar as crianças na busca de respostas para suas inúmeras indagações do mundo infantil e acerca do mundo em que vivem. Neste caso pode-se perceber que a criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza, fazendo com que a literatura infantil seja a mais poderosa aliada do professor e da criança pela vida afora, na busca de compreensão do mundo, do ser humano e da realidade que a cerca.
Nesta perspectiva, surgiu então a proposta do meu trabalho de conclusão: A literatura dentro do contexto da educação infantil.
O estágio curricular foi para mim uma experiência pertinente, visto que oportunizou relacionar teoria x prática, professor x aluno, a interação com profissionais da educação infantil, vivenciando a rotina do cotidiano escolar. Diante de todo esse contexto, sem dúvida que a escola é um espaço de aprendizagens, descobertas e inovações tanto do aluno, quanto do professor e tenho certeza que somos privilegiados por frequentarmos este espaço.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cristiane,

Tua reflexão pontua uma série de princípios que nortearam a tua prática durante o teu estágio. Esses princípios, certamente, foram construídos ao longo do curso no estudo das interdisciplinas e somado a tua observação, ao diálogo e troca com os colegas.

Pontuaste aspectos importantes para o desenvolvimento da criança, como, por exemplo, a necessidade de levar em consideração o contexto em que os alunos estão inseridos. Acho que encontraste na Literatura Infantil uma maneira de fazer os alunos refletirem sobre as suas problemáticas pessoais (seu mundo real) e, ao mesmo tempo, de darem asas à imaginação, ao lúdico, ao faz-de-conta. Parabéns pelo trabalho!

Beijos, Rô Leffa.