Trabalhando as questões étnico-raciais (diversidade na escola), realizei a atividade de construção do mosaico com uma turma do 2º ano composta por 16 alunos.
Iniciei a atividade conversando sobre a família, que as famílias possuem características e costumes diferentes. Que somos uma mistura de raças e etnias, que nem sempre soubemos a que grupo pertencemos, pois não é pelas características físicas que nos identificamos, mas pelas nossas origens.
Dividi a turma em dois grupos e distribui para cada grupo um mapa de Três Cachoeiras, porque no mês de abril comemoramos o aniversário de emancipação do município e também revistas. Expliquei que faríamos um mosaico no mapa com recortes de pessoas representando as raças e etnias existentes em Três Cachoeiras.
Em sala de aula temos uma diversidade cultural, que pode ser explorada de acordo com a faixa etária dos alunos, facilitando com isso o entendimento. É mais fácil aceitar as semelhanças, do que ignorar as diferenças, mas é importante almejar o respeito dessas diferenças e das desigualdades culturais.
2 comentários:
Cristiane!!
Fiquei curiosa para saber como os aluno reagiram diante a essa atividade. Eles gostaram? O que foi significativo. Teria algum ponto para destacar?
Abraços
Roberta
Oi Roberta!
Eles gostaram sim, observei durante a construção do mosaico que eles não mencionavam em procurar gravuras com índios,pois diziam que não tem índios que moram aqui. Confundiram um pouco, pois não perceberam que podem ter pessoas com origem indígena.Eles procuravam pessoas que mais se identificavam com pele branca, negra, cabelos loiros, pretos,olhos claros, olhos escuros, me chamou atenção que alguns identificaram pessoas com origem japonesa.(temos alguns moradores por aqui)
Abraços
Postar um comentário