A criança, o João(nome fictício), ao iniciar a prova estava bem entusiasmado, porém no decorrer das perguntas começou a ficar inibido, então deixamos ele brincar mais com a massinha de modelar, se distrair um pouco. Depois de algum tempo, ele já mais a vontade, nós retomamos a prova.
Ao observar as massinhas, ele conseguiu distinguir as quantidades, no inicio ele estava bem convicto nas suas respostas. Ex. na prova da divisão das bolinhas ele identificou que a bolinha menor tinha menor quantidade de massa
Depois ele começou a confundir as formas com a quantidade.
As condutas cognitivas apresentadas pela criança podem ser identificadas com o estagio pré-operatório, segundo Piaget. Observamos que as atitudes, as respostas do João, caracterizam para o pensamento intuitivo, porque ele ao intuir imagina. Ele não possui um pensamento lógico
Expressou-se oralmente para explicar seu pensamento, representando a realidade vivenciada.
Durante a aplicação da prova o experimentador utilizou questionamentos fazendo com que estes facilitassem o entendimento da criança.
O experimentador tentou de várias formas mudar a resposta do João, sobre a quantidade de massa em determinado objeto construído com a massinha, porém ele não abria mão de sua opinião, acreditava que estava correto e não aceitava argumentações, assim evidenciando mais uma vez o estágio pré-operatório, o egocentrismo. Em relação a atuação do experimentador e de sua colega, acredito que alcançamos os objetivos propostos nesta atividade, pois iniciamos o trabalho com a criança meio inibida, mas conseguimos deixá-la a vontade, tranqüila, expondo suas idéias naturalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário