sábado, 30 de maio de 2009

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO

Piaget descreve o desenvolvimento infantil, em diferentes períodos. Em cada período há a construção variada e diferente de certas estruturas cognitivas.
Esses períodos são: sensório-motor, pré-operatório, operativo-concreto, operatório-formal.
A idade cronológica da criança, em cada período, deve ser entendida sempre como idade aproximada, elas podem ultrapassar ou avançar os períodos de acordo com suas experiências, do meio social que estão inseridas e da maturação, porém a ordem de ocorrências dos estádios se mantém.
Período sensório-motor (0 a 24º mês) - A partir dos primeiros reflexos com os quais a criança é dotada ao nascer, vão se construindo, pouco a pouco, em interação com o meio, as condições necessárias para as posteriores conquistas cognitivas.
A criança descobre novos significados para as coisas e a característica mais significativa do comportamento da criança é a repetição dos atos.A inteligência sensório-motora que se caracteriza por ser exclusivamente prática perdura até o aparecimento da linguagem.
Período pré-operatório (2 a 7 anos) -Nesta fase a criança começa a representar a realidade em que vive e já consegue se comunicar através da linguagem. É uma fase marcada pelo egocentrismo, ou seja, o pensamento voltado para si mesmo, onde as percepções do mundo são limitadas, não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a um determinado tema.
Período operatório-concreto (7 aos 11 anos) - A construção da capacidade de reversibilidade do pensamento assinala o ingresso nas operações concretas. A criança torna-se então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real.
É um período que inicia a fase escolar e o desenvolvimento cognitivo evolui como resposta construtiva de uma nova visão que a criança tem do mundo.
Período operatório-formal (12 anos em diante) - Consegue operar mentalmente com a realidade física e concreta, pode pensar agora, independentemente do real, pode lançar hipóteses, fazer deduções, generalizar, abstrair sem precisar de qualquer vinculação com objeto concreto.O jovem pode nesta fase pensar sobre o próprio pensamento. Ele alcança funções cognitivas que permanecerão durante toda a sua vida, porém pode ir se aperfeiçoando ao longo do tempo, adquirindo novos conhecimentos.

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