quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Múltiplas linguagens

Existem diversas maneiras de se falar e escrever, dependendo do lugar ou da situação em que nos encontramos. A nossa variante lingüística é resultado de nossa história familiar, de nossos domínios culturais, do contexto no qual estamos inseridos.
É importante a compreensão de que cada diferente forma de falar traduz a cultura de um grupo social e que como não há culturas certas ou erradas, melhores ou piores, a fala também não pode ser assim classificada, ou seja, o que existe são variações e não erros na fala. Há variações resultantes também de regionalizações ou até registros diferentes como: quando eu falo com uma criança pequena, uso uma linguagem diferente daquela que eu usaria numa reunião com a direção da escola, por exemplo.
Quando escrevemos embora com as variações lingüísticas, imagino quem é o meu leitor e dirijo-me a ele com palavras e organização textual próprias para aquele diálogo, sendo assim existem formas diferentes de construir um texto. Se eu escrevo uma carta para uma amiga, os termos e a construção das frases, e mesmo o conteúdo serão diferentes dos que eu usaria para escrever uma carta ao Secretário da Educação do município, por exemplo. Portanto, as diferenças no falar, normalmente, não estão expressas na linguagem escrita.
Por isso destaco a importância de oferecer condições para que o aluno desenvolva habilidades de leitura e escrita com autonomia, para que consigam atender as suas necessidades humanas e sociais, no espaço que estão inseridos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,
Deves considerar esse espaço como um lugar de registro das aprendizagens. Certamente, as atividades que vocês realizam nas diferentes interdisciplinas te proporcionam muitas aprendizagens, mas, na maioria das vezes, enfatizam a especificidade de cada área. Além disso, dadas as características de cada interdisciplina e dos conhecimentos que aborda, algumas são mais teóricas e reflexivas, outras mais voltadas para a prática, a aplicação. Aqui, no Portfólio, tens a oportunidade de estabelecer relações entre os conhecimentos de diferentes interdisciplinas, de relacionar teoria e prática, de falar sobre as dúvidas e as não-aprendizagens também!!! Produzir conhecimento implica torná-lo algo próprio, apropriar-se, tomar como seu. Para isso, é preciso ir além da atividade já produzida. É um trabalho que exige leitura, reflexão e paciência.

Aguardo novos registros de tua aprendizagem!!! Beijos, Rô Leffa