quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Educação de Jovens e Adultos

Antes de ler o Parecer CNE nº 11/000 para mim a educação de jovens e adultos era um ensino voltado somente para a alfabetização, porém após a leitura e de acordo com a parecer passei a entender que EJA é uma modalidade da educação básica com as etapas do ensino fundamental e médio e possui uma especificidade própria, tendo objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequadas as necessidades educacionais de jovens e adultos, englobando coonforme citado no parecer, três funções: a reparadora, a equalizadora e a permanente ou qualificadora.
Percebi também que o docente da EJA além de ter as exigências de sua profissão, precisa estar preparado para lidar com pessoas adultas, trabalhadoras, responsáveis, com histórias de vida e experiências próprias que na maioria das vezes são educativas, por isso neceesitam de um currículo com base nestas experiências. Assim o vínculo entre trabalho e ducação, segundo o parecer, faz parte do currículo de EJA, pela própria condição do aluno como ser humano trabalhador.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cris,

A EJA é uma modalidade de ensino que envolve educação, trabalho e cultura, por isso possui uma especificidade própria e que precisa ser levada em conta no currículo, no planejamento, nas atividades... Na EJA, os alunos (como tu mesma destacas) são adultos, trabalhadores, possuem muitas experiências, têm uma história de vida e isso precisa ser respeitado, valorizado na escola.

Em tua reflexão, destacas que, conforme o parecer, a EJA tem três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora. Podes explicar um pouco mais o que significa cada uma? Pela tua experiência, observas que essas funções realmente se efetivam na prática? Como avalias isso?

Aguardo tuas considerações para seguirmos dialogando!

Beijos, Rô Leffa

Cris disse...

Olá!

A função reparadora significa o início da busca dos direitos que foram negados a esse público, sendo por meio de uma escola de qualidade que possibilite a igualdade social.
A função equalizadora dá cobertura a trabalhadores e tantos outros, possibiltando-lhes a reentrada no sistema educacional.
A função qualificadora propicia a atualização de conhecimentos por toda a vida.
Quanto se essas funções se efetivam realmente na prática, vou responder baseado no trabalho de campo que realizamos e posso concluir que naquela instituição pesquisada elas realmente acontecem, mas não é o que geralmente se vê por aí, pois pelo que outras colegas comentaram realizando este mesmo trabalho as realidades são bem diferentes.

Abraços,