quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pedagogia de Comênio

Comênio foi o primeiro educador a criar princípios e regras de ensino e desenvolveu idéias avançadas para a prática educativa nas escolas, voltada para investigar e descobrir o método segundo a qual “os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais”, sendo este destaque uma grande preocupação nos dias atuais para que o aluno vá em busca do novo, num processo de descoberta, adquirindo novos conhecimentos, onde o professor deve levar em conta a realidade do contexto que estão inseridos, promovendo atividades que incentivem a curiosidade e a troca de informações. Ele destaca também o valor do bom relacionamento do professor e aluno como fundamento para a aprendizagem.
Percebo no cotidiano escolar elementos importantes da pedagogia de Comênio, como: as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez, não sobrecarrego as aulas, parto do fácil para o difícil, pois não se deve ensinar nada que a criança não possa compreender, portanto deve-se partir do conhecido para o desconhecido. Oportunizo um ensino igual para todos, procurando motivá-los e utilizo de atividades lúdicas para enriquecer minhas aulas.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cris,

O Portfólio de Aprendizagem é um espaço para o registro do processo de aprendizagem de vocês e isso inclui: dificuldade, desafios, novos saberes, dúvidas, etc...Trata-se de reflexões que surgem a partir das atividades que vocês realizam no curso. Não cabe aqui postar uma atividade da interdisciplina, pois tal atividade já cumpriu seu objetivo quando postada e comentada. Procura colocar no blog elementos para além da atividade...não tem sentido repetir o trabalho feito. É preciso ir além, registrando o que a atividade te suscitou, que saberes, mudanças, reflexões, ok!!!

Então, para te ajudar nessa tarefa vou propor algumas questões que, acredito, te permitirão avançar na discussão, certo?!
1)O que entendes acerca da afirmação "que os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais"? 2) Como proporcionar um ensino igual para todos, se os alunos são tão diferentes? Explique melhor o que pensas sobre isso. 3) Ao nos preocuparmos em ensinar "uma coisa de cada vez" não podemos cair no erro de compartimentar demais o conhecimento?

Voltarei em breve para seguirmos conversando!

Beijos, Rô Leffa

Cris disse...

Olá!
Reconheço a demora, mas só agora consegui retornar.
1) Entendo ser um constante desafio superar a prática tradicional, onde o professor tenha a oportunidade de desenvolver um papel de mediador, facilitador, incentivador e motivador na construção da aprendizagem do aluno e o aluno como já citei na postagem vá em busca do novo, sinta-se envolvido nessa experiência educativa, participando ativamente na construção do seu conhecimento.
2) Proporcionando um ensino qualitativo, onde os alunos possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes, sempre respeitando o desenvolvimento e as capacidades de cada um.
3) Acredito que não, pois a assimilaçaõ dos conhecimentos não se dá instantaneamente, como se o aluno registrasse de forma mecânica, precisamos ir obedecendo oo curso da natureza infantil, ou seja de acordo com a ordem natural das coisas.

Ok!