terça-feira, 24 de novembro de 2009

IMPORTÂNCIA DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

Sabemos que o acesso a livros, revistas, textos variados, as crianças tendem naturalmente a apresentar maior familiaridade com a linguagem escrita e falada e ao fazer análise da narrativa de uma criança proposta pela interdisciplina de linguagem, me levou a refletir a importância da valorização dentro do espaço escolar das rodas de conversa, brincadeiras e atividades que oportunizem a criança a desenvolver a linguagem oral, bem como no espaço familiar "dar asas" para imaginação, embarcando na aventura da ficção, pedindo detalhes, porém evitando os questionamentos sobre a veracidade ou não.
A narrativa infantil é uma brincadeira que pode ser chamada de "faz-de-conta" e as crianças geralmente misturam os fatos da realidade, as experiências vividas, imaginação, envolvendo também elementos da história que conhecem em suas vidas.
Percebí que esta criança apresentou a leitura do mundo que a cerca e reconheceu seus personagens preferidos em livros, jornais e revistas e destaco que a linguagem tem seu papel importante no desenvolvimento cognitivo, ela segue em conjunto com a evolução do pensamento, pois será través dela que a criança ampliará suas relações comunicativas, enriquecendo sua mentalidade de maneira que possibilite uma nova conceituação da realidade, sendo assim na escola convivendo com a diversidade cultural ficará evidente essas trocas oportunizando novas aprendizagens.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Essa postagem retoma uma atividade de Linguagem trabalhada no módulo3.
Nessa atividade, vocês tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da oralidade, da leitura e da escrita por meio das narrativas infantis.

Bejios, Rô Leffa