domingo, 19 de setembro de 2010

Revendo o Eixo II

Visitando as interdisciplinas que fizeram parte deste eixo, primeiramente destaco a interdisciplina de psicologia que abordou o conhecimento e a aprendizagem por Fernando Becker.
Desde que nascemos estamos interagindo com o meio que vivemos e a aprendizagem vai depender do desenvolvimento de cada um, também da relação professor-aluno, entre os próprios alunos e na interação com outras pessoas. Assim sendo o professor é figura fundamental nesse processo, pois ele tem a oportunidade de incentivar e motivar o aluno na construção dessa aprendizagem, levando em conta o contexto social que a escola e o aluno estão inseridos. Nesse processo de desenvolvimento assimilamos uma série de conceitos que servirão de base para nossas aprendizagens futuras e através das aprendizagens adquirimos os conhecimentos.
Revisitei a interdisciplina Fundamentos da Alfabetização que me possibilitou através de Magda Soares, um aporte teórico para o meu estágio quanto as práticas de letramento, quando lemos ou contamos histórias para as crianças, permitindo-lhes que manipulem os livrinhos estamos facultando a elas a participação em um importante evento de letramento. A experiência infantil de contato com os livros deve anteceder à idade escolar e a criança deve descobrir o prazer da leitura antes de aprender a ler e a escrever, o que remete a relação com o tema do meu tcc.
É certo que, quando as crianças chegam à escola, trazem consigo importantes informações sobre a escrita e fazem uso social dela, afinal vivem em uma sociedade grafocêntrica e estão constantemente expostas a palavra.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Nessa revisitia aos eixos iniciais do curso, destacaste conceitos importantes, como: aprendizagem, conhecimento, alfabetização e letramento. Trata-se de conceitos que estão sempre presentes na prática docente, por isso a reflexão em torno deles é uma tarefa constante.

O tema do teu TCC envolve a Literatura Infantil, certo? Como estás compreendendo essa literatura? Envolve apenas ficção, contos de fada, poesias... ou seja, a literatura mais canônica?
Poderíamos dizer que a Literatura Infantil é apenas uma parte que integra as práticas de letramento?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.