sábado, 11 de setembro de 2010

Revisitando o Eixo I

Ao voltar as interdisciplinas do primeiro semestre pude analisar tanto pelos textos apresentados, quanto pelas atividades realizadas dois aspectos essenciais do nosso cotidiano acadêmico abordados pelo Seminário Integrador e pelas Tecnologias da Informação que nos acompanham durante toda a trajetória do curso sendo eles: a organização do tempo e uso da tecnologias (emails, blogs, wikis, rooda...).
O que mais me instigou nestas interdisciplinas como já citei anteriormente foi o reflexo dos trabalhos desenvolvidos abordando a organização do tempo, pois precisei alterar minha rotina e da minha família em função dos estudos, muitas coisas foram deixadas de lado e outras foram priorizadas de acordo com a necessidade e permanecem assim mesmo com o passar dos semestres.
Quanto as tecnologias foi perceber que nos dias atuais, as tecnologias de informação alteraram de forma definitiva nossas práticas sociais, nos mais diferentes setores e todas estas possibilidades certamente modificaram nossa relação com o saber e para nós estudantes desta modalidade EAD, elas são imprescindíveis na realização das atividades, desenvolvimento da aprendizagem e aquisição do conhecimento.
Através do texto "Despertar de Servo" estabeleci relações com os projetos de aprendizagens e com o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso, onde cabe ao professor mediar o conhecimento como processo de descoberta, promovendo atividades que incentivem a curiosidade e a troca de infomações e o aluno como sujeito da sua aprendizagem, ou seja, ele é desafiado a ir ao encontro do novo, produzir, elaborar e relaborar conhecimento, porém com as interdisciplinas deste eixo não consegui relacionar com o tema do meu tcc.
Durante as leituras ora refleti como aluna e em certos momentos como professora, concluindo que o professor é figura fundamental no processo de aprendizagem, tendo a oportunidade de desenvolver o papel de mediador, facilitador, incentivador e motivador desta construção da aprendizagem do aluno e nesse processo o aluno precisa assumir o papel de aprendiz ativo e participante.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Em tua reflexão trouxeste basicamente dois pontos: as interdisciplinas de Seminário Integrador e Tics e o texto "Despertar do Servo". Me parece que, ao longo da reflexão, trabalhaste com as ideias do texto, pontuando aspectos importantes para a prática pedagógica, mas não vi tua reflexão acerca das interdisciplinas que citaste no início da postagem. Parece que essa primeira ideia se perdeu... que tal retomares trazendo aquilo que mais te instigou nessas interdisciplinas?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

Cris disse...

Oi Rô!

Para complementar acrescentei mais um parágrafo.

Abçs