domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexões eixos I, II e III

O nosso dia-a-dia como professor é um constante exercício de aprendizagens e mudanças, mudanças que são necessárias para a nossa prática pedagógica ser mais atrativa e prazerosa.
Obtive conhecimentos tanto teóricos oportunizados pelas interdisciplinas, quanto práticos com a interação dos colegas e professores do curso. Através disto, destaco que a teoria e a prática interligadas, juntamente com a interdisciplinariedade das disciplinas são fatores que contribuem para o crescimento e o fortalecimento como estudante, professor/a e colega.
Acreditava que o professor precisava se preocupar somente com o conhecimento, isto deveria ser a base para sua profissão, mas ao longo dos estudos e relacionando com a prática do estágio curricular, pude constatar que para ser uma profissional da educação nós precisamos desenvolver uma série de capacidades e habilidades para fazermos o melhor e sermos competentes em nossas realizações.
Dentro do contexto da Educação Infantil, as atividades múltiplas, situam as crianças no seu processo de crescimento, bem como em suas diferentes fases, por isso o lúdico foi valorizado na proposta pedagógica desenvolvida, levando a criança a manifestar-se de diferentes modos ao longo do seu desenvolvimento, embasado pela interdisciplina de literatura através da contação de histórias.
Com a interdisciplina de ludicidade acrescentou a importância de valorizarmos o lúdico dentro das escolas, pois brincar desenvolve a imaginação e a criatividade e possibilita uma socialização entre os participantes. Segundo Piaget (1991) os jogos e as brincadeiras são uma fonte de construção de significados e limites, pois além de estarem comunicando-se com o mundo, a criança está se expressando, daí sua importância no contexto da educação.
Neste momento, durante a produção do meu TCC, me vejo mais uma vez tendo de me organizar no tempo, pois preciso ir em busca, investigar, ler, escrever, produzir. Postura esta que assumi, desde o primeiro semestre do curso, por meio da atividade "organização do tempo" da interdisciplina do Seminário Integrador que nos levou a refletir sobre nossas prioridades que precisam serem mantidas até o final.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Destacaste muito bem os pontos fundamentais que caracaterizam o PEAD: as mudanças na prática docente, a relação teoria e prática, a interdisciplinaridade, a troca de saberes entre alunos e destes com os tutores/professores.
Isso, somado à dedicação, ao empenho de cada um, ajudou a construir o profissional que vocês são hoje - mais críticos, mais preparados, mais comprometidos com a aprendizagem dos alunos.

A reflexão em torno da Literatura e da Ludicidade estão sempre presentes em tua postagem, mostrando a importância dessa discussão e a relevância do teu estudo no TCC. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.