sábado, 16 de outubro de 2010

EIXO V

Revisitando as interdisciplinas Psicologia da Vida Adulta, Organização e Gestão da Educação, Organização do Ensino Fundamental e Seminário Integrador V, pertencentes ao 5º semestre não encontrei nenhuma relação com o tema do meu TCC.
Me deparei com os estudos desenvolvidos em Psicologia da Vida Adulta que abordaram as fases de Erikson, e a aprendizagem na vida adulta, descrita por Tania Beatriz Iwaszko Marques que analisa o processo de aprendizagem durante o período da vida adulta, fase esta segundo Piaget (1993) que me encontro.
Sendo assim, posso afirmar que o adulto está em constante aprendizado e que meu desenvolvimento cognitivo é motivado pelas experiências vivenciadas no meio que estou inserida e pelas pessoas que me relaciono.
“O desenvolvimento cognitivo dá-se na relação com o meio, porém, ele é individual. O estádio em que um indivíduo se encontra “é radicalmente individual, não pode, pois, ser confundido com o de nenhum outro indivíduo” (BECKER, 2001, p.187).
Acredito que o adulto estará sempre disposto a aprender no momento que o aprendizado lhe será útil para suas atividades profissionais e pessoais.
Tomando como base que estou na fase adulta (operatório-formal) e realizando a construção do trabalho de conclusão do curso, sendo que para isto estou lendo, pesquisando, refletindo, escrevendo, concluo que estou em constante processo de aprendizagem para aquisição de novos conhecimentos.
A aprendizagem está relacionada a fatores externos como o desenvolvimento se relaciona a fatores internos. No entanto, na prática é difícil separarmos os dois conceitos. O aprofundamento teórico depende do caminho que seguimos e os fatores internos e externos se entrelaçam. Por isso, podemos afirmar que sem motivação que é um fator interno, não há aprendizagem.
No estágio da vida adulta isso também acontece, a aprendizagem é um processo pelo qual nosso comportamento é modificado pelos resultados das experiências que vivenciamos. O adulto passa por várias fases no decorrer de sua vida e cada uma traz contribuições para o seu desenvolvimento e esse desenvolvimento tem um ritmo próprio que depende de vários princípios, levando em conta os aspectos físicos do espaço, as pessoas, a linguagem e a cultura que forma esse contexto. Quando progredimos com sucesso numa fase nos tornamos mais complexos.

Referências:
MARQUES,Tania Beatriz Iwaszko. A aprendizagem na vida adulta(apresentação ppt.biblioteca rooda) interdisciplina Psicologia da vida Adulta

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Tua reflexão explica de maneira clara como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito adulto, bem como explicita a relação complexa que articula esses dois conceitos.

O meio em que vivemos é, certamente, muito importante nas aprendizagens do adulto. Isso envolve nossa relação com os outros, com o saber, com as situações e experiências que vivenciamos. E o interessante disso tudo é perceber que, embora passemos por situações semelhantes a apreensão vai ser sempre individual, particular porque motivadas por diferentes fatores.
Isso nos permite compreender a importância de discutirmos uma mesmo tema/conteúdo sob diferentes formas, já que cada um aprende de um jeito e tem seu ritmo próprio.

Beijos, Rô Leffa.