Analisando as interdisciplinas pertencentes ao Eixo IV, destaco a interdisciplina do Seminário Integrador, pois esta vem ao encontro do meu trabalho de conclusão do curso, bem como com a prática do estágio no que se refere ao que estudamos sobre a "arte de fazer perguntas", nos levando a instigar a curiosidade de nossos alunos, desfiando-os a fazerem perguntas e orientá-los a irem em busca das respostas, enfim despertar o prazer por esta busca. A curiosidade nos estimula a querer saber mais, nos move ao aprendizado.
O vídeo Saber e Sabor da TV escola proposto por esta interdisciplina trouxe-nos vários depoimenos de educadores:
"Segundo Ubiratan D\'Ambrosio o professor do futuro tem que ser curioso e interagir com os alunos na aventura de descobrir o novo.
Precisamos promover atividades que incentivam a curiosidade, a troca de informações, produzindo novos conhecimentos e a atividade que desenvolvemos sobre o lançamento de perguntas foi um bom exemplo.
Cabe a nós educadores a responsabilidade de exercer a função de socializar o saber de todos os alunos e estarmos todos (professor e aluno) envolvidos com a ação." (minha postagem no fórum 07/06/2008).
Todas essas ações estão presentes na construção do meu TCC, visto que durante e após o estágio tive a curiosidade de explorar mais o tema da literatura infantil, partindo da realidade vivenciada com a turma do Pré 1 onde trabalhei constantemente com a contação de histórias.
Durante este semestre estou motivada na busca da resposta, já que o assunto partiu do meu interesse, tendo assim uma aprendizagem significativa para mim.
O vídeo Saber e Sabor da TV escola proposto por esta interdisciplina trouxe-nos vários depoimenos de educadores:
"Segundo Ubiratan D\'Ambrosio o professor do futuro tem que ser curioso e interagir com os alunos na aventura de descobrir o novo.
Precisamos promover atividades que incentivam a curiosidade, a troca de informações, produzindo novos conhecimentos e a atividade que desenvolvemos sobre o lançamento de perguntas foi um bom exemplo.
Cabe a nós educadores a responsabilidade de exercer a função de socializar o saber de todos os alunos e estarmos todos (professor e aluno) envolvidos com a ação." (minha postagem no fórum 07/06/2008).
Todas essas ações estão presentes na construção do meu TCC, visto que durante e após o estágio tive a curiosidade de explorar mais o tema da literatura infantil, partindo da realidade vivenciada com a turma do Pré 1 onde trabalhei constantemente com a contação de histórias.
Durante este semestre estou motivada na busca da resposta, já que o assunto partiu do meu interesse, tendo assim uma aprendizagem significativa para mim.
2 comentários:
Oi Cris,
A construção do TCC retoma, em parte, etapas de um PA: a definição de uma pergunta, o levantamento de dúvidas e certezas, a pesquisa, etc. Essas ações estão, na verdade, muito presentes em nossa vida, mesmo que nem sempre sejam devidamente formuladas, registradas.
"Fazer perguntas" é algo natural do ser humano, pois a curiosidade é algo que está em nós. Infelizmente, com o tempo, vamos perdendo a coragem de questionar, de nos expor, com medo de que nossas perguntas sejam bobas.
As crianças, com sua espontaneidade, estão sempre fazendo muitas perguntas, e, nós, como professores, temos o compromisso de ajudá-las a buscar respostas, instigando-as, desafiando-as, alimentando sua curiosidade e apontando caminhos.
A literatura pode ser um bom caminho para fazermos isso.
Beijos, Rô Leffa.
Postar um comentário