sábado, 23 de outubro de 2010

EIXO VI


Ao retornar os estudos do Eixo VI, destaco a interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II que trabalhou sobre os Estádios de Desenvolvimento da teoria Piagetiana que vieram de encontro com a minha prática do estágio curricular, apresentando características presentes na fase pré-operatória (2 a 7 anos) que se encontram os meus alunos. Esta fase é marcada pela função simbólica e pelo pensamento egocêntrico.
Piaget descreve o desenvolvimento infantil, em diferentes períodos. Em cada período há a construção variada e diferente de certas estruturas cognitivas.
Esses períodos são: sensório-motor, pré-operatório, operativo-concreto, operatório-formal.
A idade cronológica da criança, em cada período, deve ser entendida sempre como idade aproximada, elas podem ultrapassar ou avançar os períodos de acordo com suas experiências, do meio social que estão inseridas e da maturação, porém a ordem de ocorrências dos estádios se mantém.
A partir de suas pesquisas, Piaget observou e afirmou que as idades não são fixas em relação aos estágios. Porém, não há saltos, isto é, uma criança não pula do sensório-motor para o operatório concreto. Todos nós, independentemente da idade, vivemos todos os estágios, pois um é a base de construção do próximo.
Segundo o autor os jogos e brincadeiras em equipe contribuem para as crianças amenizarem o egocentrismo presente na fase pré-operatória, ou seja, o pensamento voltado para si mesmo. Foi possível perceber que os alunos representavam em várias de suas ações e brincadeiras o meio que o cercam, gostam de brincar com os brinquedos dos outros, mas tem dificuldades para dividir os seus, querem que prevaleçam sempre seus próprios interesses.
É uma fase caracterizada também pelo pensamento intuitivo e ao intuir a criança imagina, por isso se encontram em um mundo de fantasias. Há aqui uma relação ao tema do meu TCC, no sentido de que a literatura infantil, através das histórias proporciona a ligação entre o mundo real e o mundo imaginário.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Cris,

Nesta postagem tu traz a importância de compreender os estádios de desenvolvimento, segundo Piaget, para poder trabalhar com crianças no período pré-operatório. Tu traz apenas um exemplo do egocentrismo e não apresentou nenhum exemplo do pensamento intuitivo que, pelo que entendi, está mais vinculado a temática do teu TCC. Se possível, complemente a postagem, com algum registro que revele como as crianças fizeram essas ligações entre o mundo real e o mundo imaginário.
Voltarei em breve e gostaria de saber mais sobre as tuas descobertas, novas certezas...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Cris disse...

Olá Nádie! Tudo bem?
Quando vc solicitou que complementasse a postagem,logo reportei a uma saída de campo que fizemos durante o estágio para visitarmos um bananal e uma horta ecológica, pois estavamos trabalhando sobre alimentação saudável.
Para realizarmos esta visita precisamos caminhar, subir morro, andar por trilhas, escutando os sons dos pássaros e admirando a paisagem exuberante. Observei durante o percurso que os alunos ficavam relacionando as histórias ouvidas com a realidade presenciada como: floresta, casa da cuca, duendes, lobo mau, bruxa, Peter Pan, entre outros e essa imaginação contagiava a todos.
A literatura e mais especificamente a contação de histórias exerce grande influência no desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança e foi baseado nisso que desenvolvi as atividades do meu estágio e o meu TCC.
Abçs.
Cris

Nadie Christina disse...

Oi Cris,

a complementação ilustrou muito bem as ligações entre o mundo real e o imaginário. Com este exemplo ficou mais clara a dimensão das implicações com o teu TCC.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!

Profa. Nádie