quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Plano Individual de Estudos

Este semestre as atividades vieram de encontro ao meu plano individual de estudos, através das várias leituras sugeridas pelas interdisciplinas fui enriquecendo meu vocabulário e procurando produzir meus textos com mais qualidade, seguindo as normas técnicas para apresentação dos trabalhos.
Outra questão foram os trabalhos dos projetos, desenvolvidos em grupos pelas interdisciplinas de psicologia, seminário intregrador e projeto pedagógico em ação que me proporcionaram troca de idéias significativas para o andamento do trabalhos, pois aproveitávamos os encontros do grupo para conversarmos sobre as atividades, tirarmos dúvidas, nos fortalecendo diante das dificuldades. O nosso grupo para os dois projetos era constituído pelos mesmos integrantes, facilitando com isso a interação.
Quanto a formação de um grupo de estudos específico para debater sobre as atividades, os textos, ajuda mútua que objetivei no meu PIE não foi possível neste semestre, devido aos demais compromissos com outros grupos do projeto temático e projeto de aprendizagem.
Os desafios nos movem a caminhar na busca de alcançá-los e como sou persistente, dificilmente desisto do que planejo, por isso estou sempre me adaptando e me organizando.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Gestão Democrática

A gestão democrática do ensino público tem se constituído um grande desafio que inclui a autonomia, participação e decisão compartilhada com todos os que convivem no espaço escolar, implicando aprender e ensinar caminhos deste processo, enfatizando a importância do contexto social que a escola está inserida, implementando na prática.
Isso tudo contribui para a transformação da realidade escolar, essencial para sua organização e para a efetivação do processo democrático.
A gestão escolar da escola que atuo, destaco que está voltada para uma gestão democrática, porém em relação a indicação do diretor de escola é de competência de autoridades municipais.
Quanto ao projeto político-pedagógico tem a participação dos pais, é formulado diante da realidade e necessidades sociais de todos, através de reuniões e votações. A escola promove reuniões, palestras, encontros, projetos envolvendo toda a comunidade escolar e o círculo de pais e mestres é o seu principal colaborador. Há um grande interesse e envolvimento dos pais nos eventos realizados, visando a melhoria da educação.
Sabe-se que no entanto, que todos as conquistas tão almejadas,por si só não bastam, pois as pessoas que fazem parte desta comunidade precisam estar sempre conscientes da sua participação efetiva. E tudo que sempre se desejou e se obteve vitória, deve-se continuar colocando na prática cotidiana escolar.

Aprendizagem na vida adulta

A aprendizagem consiste na modificação geral de aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do indivíduo.
É pela aprendizagem e nas relações com os outros que o homem constrói os conhecimentos que permitem seu desenvolvimento mental. Ela está relacionada a fatores externos como o desenvolvimento se relaciona a fatores internos. O aprofundamento teórico depende do caminho que seguimos e os fatores internos e externos se entrelaçam. Por isso, podemos afirmar que sem motivação que é um fator interno, não há aprendizagem.
No estágio da vida adulta isso também acontece, a aprendizagem é um processo pelo qual nosso comportamento é modificado pelos resultados das experiências que vivenciamos. O adulto passa por várias fases no decorrer de sua vida e cada uma traz deixa contribuições para o seu desenvolvimento.
Segundo Piaget, estou na fase operatório-formal, tenho maturidade para decidir, formar opiniões, analisar erros e acertos e pensar sobre meu próprio pensamento. Através das relações com a minha família, professores, colegas, amigos fui adquirindo conhecimentos e construindo minha personalidade, levando em conta as experiências que facilitaram minha aprendizagem ao longo das fases até alcançar a idade adulta.

Novo estímulo ao Projeto de Aprendizagem

Desde que iniciamos os trabalhos sobre os Projetos de Aprendizagens, vínhamos desenvolvendo o tema: Idiomas e Dialetos.
Primeiramente o assunto foi atrativo e o grupo estava empolgado, mas na medida que fomos fazendo as construções de certezas e dúvidas, começamos encontrar dificuldades de direcionar esta pesquisa para nossos objetivos.
Continuamos, fizemos o mapa conceitual e não ficou bom, precisávamos aperfeiçoá-lo, então o grupo diante dos obstáculos e juntamente com as professoras verificou que o tema não proporcionaria uma boa pesquisa e resolveu mudar o projeto para o "Hábito de leitura" direcionado para a população da sede do município de Três Cachoeiras.
O grupo está bem animado com a mudança e em pouco tempo já fizemos boas construções, iniciamos as entrevistas e estamos construindo o mapa conceitual.
Em breve postarei os resultados.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Escola e Democracia

Quando o exercício do poder privilegia o interesse público e a convivência em grupo, atingimos a democracia.
Atualmente, vivemos um momento de conquistas democráticas. Com isso, a gestão escolar incorporou em seu campo teórico e prático, os elementos norteadores de sua efetivação nas instituições de ensino e na sociedade em geral. A ação educacional foi percebida como um processo cultural, político e técnico-pedagógico que tem por função social a construção e a distribuição dos conhecimentos significativos para a construção da cidadania.
Essa ação educativa deve desenvolver-se de forma a buscar refletir e resolver os problemas reais da sociedade e das pessoas que nela vivem, porque a maioria da população tem na escola o único ambiente de enriquecimento cultural e político.
É preciso disposição daqueles que lidam com educação e implementar na prática. Isso significa rever posturas e competências, pois só pode propor o novo aquele que compreende as transformações sociais e trabalha na sua direção. Ao contrário daquele que assiste a tudo estagnado.

Psicologia da Vida adulta

Está sendo muito relevante o que esta interdisciplina está me proporcionando, pois estamos realizando atividades, lendo textos sobre o estágio da vida adulta, fase que me encontro e com isso estou em constante análise das minhas atitudes, dos meus conflitos e também das minhas realizações.
Ser adulto para mim é quando a pessoa se tornou madura, que adquiriu uma identidade e integrou as várias dimensões da evolução do sentido "eu", porém mais estruturado. Incorporou na sua personalidade a autonomia conquistada enquanto criança, a coragem e o idealismo da adolescência, embora expressas de novas maneiras.
Ajustar a auto-imagem e as aspirações às condições reais que a vida oferece é uma das tarefas para os adultos.
A vida adulta nos traz muitas responsabilidades, mas também conhecimentos ao longo das experiências que vamos vivenciando.
O adulto estará sempre disposto a aprender no momento que o aprendizado lhe será útil para suas atividades profissionais e pessoais.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PERGUNTAS - SEMINÁRIO INTEGRADOR

Após analisar o registro das perguntas, escolhi três para comentar:

- POR QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS SANGÜÍNEOS?

Considero essa pergunta produtiva porque me desperta curiosidade, me motiva a descobrir e entender mais sobre o assunto.
É uma pergunta complexa que nos remete a pesquisar, investigar e por estar relacionada ao nosso organismo se torna ainda mais desafiadora.
Adquirindo os conhecimentos sobre os grupos sangüíneos, percebemos a sua importância e é através dos exames de sangue que é feito um diagnóstico investigativo de várias patologias.
O sangue pode significar nossa saúde e a doença e com ele podemos obter o tratamento para algum mal.
Pesquisando também sobre terminologia e uso, tipagem sanguínea, fator Rh verificamos a compatibilidade para transfusões e reposições de sangue
que podem salvar vidas.
Enfim, é uma pergunta que aponta para novas perspectivas e abre espaços para atividades significativas.

- A BANANA TEM SEMENTE?
- QUALQUER PESSOA PODE APLICAR NA BOLSA DA VALORES?

Imagino essas perguntas serem pouco produtivas, pois envolvem respostas concretas ou seja, conceitos prontos.
As duas situações deixam claro que são perguntas objetivas, onde as respostas não exigem uma pesquisa muito avançada.

Lembrando que não existem perguntas "bobas", portanto podemos trabalhar em cima dessas perguntas aproveitando a oportunidade. A curiosidade nos estimula a querer saber mais, nos move ao aprendizado.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Tempo e Espaço

O tempo e o espaço são dois conceitos fundamentais, porém complexos para serem apreendidos por parte das crianças. Essa noções devem ser trabalhadas de forma lúdica, utilizando brincadeiras, jogos, relatos de estórias e músicas.
Através das atividades realizadas sobre a linha do tempo pessoal, constatei que o trabalho com a memória nos possibilita construir um passado e com isso vamos fazendo a nossa história ao longo da nossa trajetória pessoal e profissional. Com os alunos foi uma descoberta, pois passei a conhecê-los melhor e eles verificaram os acontecimentos, as lembranças e as mudanças que ocorreram na vida das pessoas com o passar dos tempos.

Representação do Mundo pela Matemática

A matemática tem por finalidade o desenvolvimento do raciocínio lógico, a construção do significado do número a partir dos seus diferentes usos no contexto social.
A interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com as atividades de classificação e seriação, números e operações, espaço e forma para as séries iniciais nos proporcionou subsídios teóricos e metodológicos para nossa prática pedagógica, bem como através das atividades realizadas pelos colegas, obtivemos uma grande quantidade e variedades de atividades, jogos pedagógicos e sugestões de trabalhos construindo um rico "banco de atividades".
Foi uma experiência muito relevante.

Estudos Sociais na Escola

Ensinar Estudos Sociais é levar o aluno a conhecer-se nas suas características e potencialidades, bem como situar-se no tempo e no espaço, reconhecendo seus limites para o desenvolvimento
da identidade e para a conquista da autonomia, tomando consciência do mundo de diferentes maneiras.
Na busca do conhecimento, com base na realidade que os alunos estão inseridos que devemos procurar adaptar os conteúdos, intermediando entre a quantidade mínima dos conteúdos para cada série exigidos pela supervisão e coordenação escolar, em problemas reais e atuais ou de acordo com o interesse coletivo para um determinado assunto.
Conforme cita Maria Aparecida Bergamaschi "... um planejamento aberto, que carrega em si a possibilidade de um ensino para a formação da cidadania crítica, em que os alunos possam participar de sua aprendizagem e do processo histórico que estão inseridos".

Ensinar Ciências com música

As ciências naturais tem por finalidade o desenvolvimento das competências que permitam a compreensão do mundo e a atuação como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.
A integração das idéias científicas com as idéias que o aluno traz para a escola é fundamental para o avanço do conhecimento.
E foi na busca desse conhecimento que o Prof. Marcelo Vettori nos proporcionou na última aula presencial uma aula instigante "Ensinar Ciências com música".
A música nos despertou emoções e sentimentos e de forma prazerosa fomos nos envolvendo na atividade.
Com a letra da música dividida em fragmentos nos levou a socialização com o grande grupo e representar este fragmento através dos desenhos foi despertar a curiosidade e nossas habilidades.
Percebi que no segundo momento ou seja, com a outra música a sintonia do grupo fluiu melhor. As músicas falavam de natureza, vida, sentimentos... e com esta experiência posso afirmar que é possível uma aula de ciências com música.

Plano Individual de Estudos

Desde o início do curso sempre tivemos muitos textos para leituras e nossos trabalhos são produzidos a partir destes aportes teóricos, relacionando-os com a nossa prática.
Produzir meus textos com qualidade, aprimorando para um texto acadêmico, através do enriquecimento do vocabulário e com embasamento teórico das leituras sugeridas e formar um grupo de estudos para debater as atividades, os textos, troca de idéias, ajuda mútua, um auxílio para a realização das atividades foram os meus objetivos para o PIE.
Como tudo na vida precisa ser planejado e estabelecido metas para se alcançar ou adquirir, o plano de estudos não foi diferente, precisei repensar os meus objetivos do curso a curto prazo, pois só tinha em mente vencer as etapas almejando chegar ao final do curso.

Filme Balance

A proposta do filme está relacionada com o desequilíbrio ambiental, porque o ser humano está cada dia mais individualista e ganancioso na busca dos seus objetivos.
Vivemos num contexto social que está em constante mudanças, mudanças estas que nem sempre são benéficas, pois alguns valores de convivência em grupos às vezes passam despercebidos.
Precisamos analisar os diferentes caminhos para uma educação voltada à autonomia, à diversidade e à participação, de modo que o aluno seja capaz de responder as necessidades socioambientais na realidade na qual está inserido.
O filme é uma ótima sugestão para trabalhar com os alunos as questões ambientais.

Grupo da matemática

O grupo formado pelas colegas da mesma turma que se trabalha ou acompanha, no meu caso o 2º ano para realizar as atividades de matemática foi benéfico pela interação e a troca de experiências.
As opiniões do grupo divergiam em certos aspectos, mas na maioria das vezes chegava-se num consenso.
Procuravamos nos basear nas experiências dos alunos de acordo com seu nível de desenvolvimento, suas habilidade e competências, levando também em conta a realidade das escolas.

Angústias do semestre

Durante todo o semestre a cada atividade realizada pensava "tenho que postar no portfólio", mas acabei não fazendo por uma razão ou outra. Tinha a constante preocupação de manter as atividades em dia e ia deixando o portfólio de lado, digo assim porque não me esquecia.
Agora me deparei com a síntese para fazer e o meu portfólio sem postagens. Que angústia e a cobrança de mim mesma por que não fiz? Por que não arrumei mais um tempinho para as postagens no portfólio?
No semestre passado foi mais tranqüilo fazer a síntese me baseando nas postagens realizadas, mas vamos lá, que isto me sirva de lição.
Farei agora algums postagens retroativas, mas sei que não terão o mesmo êxito.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

APRESENTAÇÃO ORAL


SUPERANDO LIMITES

A cada semestre que passa vou me sentindo mais confiante e percebendo o meu progresso no curso, destaco me referindo a apresentação oral que realizamos no eixo 3.
Confesso que quando fiquei sabendo da apresentação oral para uma banca, pensei até em nem ir quando lembrei da minha primeira apresentação neste curso, pois fiquei tão nervosa ao ponto de me esquecer o que estava falando e precisei respirar fundo para retomar a apresentação.
Aos poucos fui me organizando, preparando o material, li várias vezes e até ensaiei para apresentar dentro do tempo previsto.
No dia eu estava muito anciosa, mas para minha surpresa quando iniciei a apresentação as palavras fluiram e aos poucos fui superando o nervosismo e consegui transmitir os conhecimentos adquiridos, bem como no questionamento relatar uma experiência com os alunos e o tempo chegou a ser curto.
É muito gratificante você sentir que o esforço valeu a pena e todo o enriquecimento que traz para sua vida profissional e pessoal.