terça-feira, 28 de outubro de 2008

Gestão Democrática

A gestão democrática do ensino público tem se constituído um grande desafio que inclui a autonomia, participação e decisão compartilhada com todos os que convivem no espaço escolar, implicando aprender e ensinar caminhos deste processo, enfatizando a importância do contexto social que a escola está inserida, implementando na prática.
Isso tudo contribui para a transformação da realidade escolar, essencial para sua organização e para a efetivação do processo democrático.
A gestão escolar da escola que atuo, destaco que está voltada para uma gestão democrática, porém em relação a indicação do diretor de escola é de competência de autoridades municipais.
Quanto ao projeto político-pedagógico tem a participação dos pais, é formulado diante da realidade e necessidades sociais de todos, através de reuniões e votações. A escola promove reuniões, palestras, encontros, projetos envolvendo toda a comunidade escolar e o círculo de pais e mestres é o seu principal colaborador. Há um grande interesse e envolvimento dos pais nos eventos realizados, visando a melhoria da educação.
Sabe-se que no entanto, que todos as conquistas tão almejadas,por si só não bastam, pois as pessoas que fazem parte desta comunidade precisam estar sempre conscientes da sua participação efetiva. E tudo que sempre se desejou e se obteve vitória, deve-se continuar colocando na prática cotidiana escolar.

Nenhum comentário: