terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aprendizagem na vida adulta

A aprendizagem consiste na modificação geral de aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do indivíduo.
É pela aprendizagem e nas relações com os outros que o homem constrói os conhecimentos que permitem seu desenvolvimento mental. Ela está relacionada a fatores externos como o desenvolvimento se relaciona a fatores internos. O aprofundamento teórico depende do caminho que seguimos e os fatores internos e externos se entrelaçam. Por isso, podemos afirmar que sem motivação que é um fator interno, não há aprendizagem.
No estágio da vida adulta isso também acontece, a aprendizagem é um processo pelo qual nosso comportamento é modificado pelos resultados das experiências que vivenciamos. O adulto passa por várias fases no decorrer de sua vida e cada uma traz deixa contribuições para o seu desenvolvimento.
Segundo Piaget, estou na fase operatório-formal, tenho maturidade para decidir, formar opiniões, analisar erros e acertos e pensar sobre meu próprio pensamento. Através das relações com a minha família, professores, colegas, amigos fui adquirindo conhecimentos e construindo minha personalidade, levando em conta as experiências que facilitaram minha aprendizagem ao longo das fases até alcançar a idade adulta.

Nenhum comentário: