sábado, 5 de junho de 2010

8ª Semana - Práticas de letramento

Várias semanas se passaram e certas teorias do curso ficam visíveis com a prática diária, juntamente com as orientações da professora, com as trocas de idéias na aula presencial e com a releitura de textos abordados pelas interdisciplinas.
Dentro da turma de Pré 1 que estou fazendo parte, observo a importância do desenvolvimento das práticas de letramento, sempre considerando que cada criança encontra-se numa etapa de sua aprendizagem.
Quando você conta ou lê histórias para as crianças, permitindo-lhes que manipulem os livrinhos, está facultando a elas a participação em um importante evento de letramento.
"[...] a criança que ainda não se alfabetizou, mas já folheia livros, finge lê-los, brinca de escrever, ouve histórias que lhe são lidas, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, essa criança é ainda analfabeta, porque não aprendeu a ler e a escrever, mas já é letrada [...]" (SOARES, 2001).
Há outras formas de promover a participação das crianças em eventos de letramento com atividades que envolvam o uso social da escrita no universo infantil, a exemplo da exploração de rótulos, embalagens, organização da sala e das atividades diárias através de recursos de escrita, dramatizações, teatros, músicas que envolvam algum tipo de contato com a escrita, enfim são várias atividades que acontecem nos espaços de educação infantil que estão vinculados com a escrita, até mesmo uma atividade de recorte e colagem com jornais e revistas pode se constituir num evento de letramento.
Dentro das atividades desenvolvidas , tenho procurado oportunizar aos meus alunos diversos eventos de letramento como os citados no parágrafo anterior.

Um comentário:

Roberta disse...

Cristiane!!

É visivel nas tuas postagens as relações que fazes entre a teoria e a prática. Consegues trazer as tuas aulas com articulação teórica. Isso mostra como aproveitaste bem o curso.

Abraços
Roberta