quarta-feira, 2 de junho de 2010

7ª Semana - O brincar

Para muitos professores, educadores e pais as brincadeiras não contribuem em nada para a aprendizagem, sendo somente uma atividade na qual as crianças gastam um pouco de energia.
Alguns professores consideram as brincadeiras úteis somente para que os conteúdos possam ser transmitidos, pois persiste a idéia de que a partir do manuseio de alguns objetos, tudo pode ser facilitado e o "conteúdo novo" é introduzido de maneira lúdica, porém atualmente como educadora na educação infantil posso afirmar que todas crianças se empenham durante o brincar e gostam muito de fazê-lo, por isso a importância do brincar também na sala de aula.
Nós devemos dar condições para as crianças se divertirem com jogos de movimentação variada, assim estaremos contribuindo para a aprendizagem e o que é mais importante, fazendo-o de forma lúdica. Contribuimos também para o seu desenvolvimento, questionando-a sobre o que ela realiza e ajudando-a a dirigir o raciocínio na direção de uma reflexão crítica e questionadora para aquisição do conhecimento.
Comentando sobre várias atividades envolvendo o lúdico, observei que a criança brinca de combinar palavras, diverte-se fazendo perguntas, gosta de inventar histórias tanto quanto ouvi-las, enfim ela brinca com a linguagem. São situações em que a criança revela a maneira própria de ver e pensar o mundo, aprende a se relacionar com os companheiros, a trocar seu ponto de vista com outras perspectivas, a raciocinar sobre o cotidiano e aprimorar a coordenação motora.
Esse brincar passa por diversas transformações ao longo do tempos, metamorfoseia, se espalha pelo nosso ser, permanece e assume novas formas. (Fortuna, Tânia Ramos.2000)

Um comentário:

Roberta disse...

Cristiane!!

O brincar é mesmo importante em qualquer fase da escolarização. Mas a faixa etária com que tu estás trabalhando necessita muito mais das brincadeiras para que eles possam se expressar, como tu mesma escreste, e para mostrar seus desejos.
Parabéns por trazer esse elemento tão importante para a tua sala de aula.

Abraços
Roberta