Neste 3º eixo todas as interdisciplinas estudadas apresentaram teorias significativas para a minha prática do estágio curricular na educação infantil.
Com a interdisciplina de música, aprendi que podemos criar novos hábitos para ouvir uma boa música e a escola é o melhor espaço para iniciar esse trabalho de conscientização. Com a interdisciplina de teatro passei a entender que os trabalhos desenvolvidos com os alunos que envolvem o uso do corpo, bem como os jogos teatrais e dramáticos fazem parte de uma aula de teatro.
Outro aspecto bastante relevante é em relação ao ato de brincar apresentado pela interdisciplina de ludicidade nas concepções de Piaget, Vygostsky e Tânia Fortuna. É impressionante como as crianças se empenham durante o brincar e gostam muito de fazê-lo, devido a isso a importância do brincar também na sala de aula.
Ao iniciar as leituras para o trabalho de conclusão do curso, logo retornei a este eixo na interdisciplina de literatura que está diretamente relacionada ao meu tema "literatura infantil", teorizada principalmente pela autora Fanny Abramovich.
A literatura infantil, por seu caráter lúdico-mágico, vê-se um caminho que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo que ela pode proporcionar sendo também uma forma de ajudar as crianças na busca de respostas para suas inúmeras indagações do mundo infantil e acerca do mundo em que vivem. Neste caso pode-se perceber que a criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza, fazendo com que a literatura infantil seja a mais poderosa aliada do professor e da criança pela vida afora, na busca de compreensão do mundo, do ser humano e da realidade que a cerca. De acordo com Fanny Abramovich (1997, p.23) “o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra).”
A experiência infantil de contato com os livros deve anteceder à idade escolar. A criança deve descobrir o prazer da leitura antes de aprender a ler e escrever. O que remete a importância do ambiente familiar na formação de leitura, mas embora a atuação dos pais seja fundamental, é para os professores que convergem as maiores expectativas neste sentido.
Com a interdisciplina de música, aprendi que podemos criar novos hábitos para ouvir uma boa música e a escola é o melhor espaço para iniciar esse trabalho de conscientização. Com a interdisciplina de teatro passei a entender que os trabalhos desenvolvidos com os alunos que envolvem o uso do corpo, bem como os jogos teatrais e dramáticos fazem parte de uma aula de teatro.
Outro aspecto bastante relevante é em relação ao ato de brincar apresentado pela interdisciplina de ludicidade nas concepções de Piaget, Vygostsky e Tânia Fortuna. É impressionante como as crianças se empenham durante o brincar e gostam muito de fazê-lo, devido a isso a importância do brincar também na sala de aula.
Ao iniciar as leituras para o trabalho de conclusão do curso, logo retornei a este eixo na interdisciplina de literatura que está diretamente relacionada ao meu tema "literatura infantil", teorizada principalmente pela autora Fanny Abramovich.
A literatura infantil, por seu caráter lúdico-mágico, vê-se um caminho que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo que ela pode proporcionar sendo também uma forma de ajudar as crianças na busca de respostas para suas inúmeras indagações do mundo infantil e acerca do mundo em que vivem. Neste caso pode-se perceber que a criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza, fazendo com que a literatura infantil seja a mais poderosa aliada do professor e da criança pela vida afora, na busca de compreensão do mundo, do ser humano e da realidade que a cerca. De acordo com Fanny Abramovich (1997, p.23) “o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra).”
A experiência infantil de contato com os livros deve anteceder à idade escolar. A criança deve descobrir o prazer da leitura antes de aprender a ler e escrever. O que remete a importância do ambiente familiar na formação de leitura, mas embora a atuação dos pais seja fundamental, é para os professores que convergem as maiores expectativas neste sentido.
Um comentário:
Oi Cris,
Tua postagem aponta aprendizagens muito importantes. As interdisciplinas de Teatro, Artes Visuais e Música, além de oferecerem uma contribuição mais concreta e prática ao fazer docente, também proporcionaram uma nova forma de compreendermos essas áreas do conhecimento, nos fazendo ver que é possível trabalhar com música de qualidade, que podemos estudar a arte que encontramos nos museus e exposições, que o teatro envolve jogos corporais, movimento e improvisação.
A Literatura, como tu mesma destacas, é uma forma muito rica de desenvolvimento do aluno, tanto cognitivo quanto afetivo e social. Pontuaste com muita propriedade as contribuições da literatura para o desenvolvimento do ser humano. Acredito que o teu TCC tratá ideias e saberes bastantes produtivos para se pensar a prática da literatura na sala de aula.
Beijos, Rô Leffa.
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